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domingo, 4 de agosto de 2013

Estudo de caso do Lucas Augusto

AEE_ 2013 T26a CAMPO GRANDE MS
Nome do grupo: AEE Nioaque
Nomes dos componentes:
Carme  Thum Machado Goets
Neuzimar Almeida Farias Viscardi

ATIVIDADES DA QUINTA SEMANA
Proposição de um caso de DF
Nome: Lucas Augusto
Data de nascimento: 02/06/2000
Escola Municipal Guilherme Correa da Silva
Ano letivo: 3º ano
Professora regente: Maria  Antonina  de Souza
Professora da sala do AEE: Vanda Aparecida Vieira
Hipótese do diagnostico:  Paralisia cerebral


              Lucas Augusto tem 13 anos , mora com sua avó e suas irmãs. Em entrevista com avó  ela relata que o Lucas foi rejeitado por sua mãe ao nascer. Sua mãe saiu para ir ao mercado e nunca mais voltou, não só abandonou o Lucas como também mais duas meninas, suas irmãs. Até os nove meses foi uma criança normal, logo após completar um ano teve paralisia infantil (poliomielite )  devido a gravidade da doença sua avó começou a perceber mudanças físicas. A cada dia que passava ele apresentava dificuldades em pegar objetos, segurar, andar e a falar. Houve muitos tombos e machucados. Hoje o Lucas esta com 13 anos e se encontra numa sala comum do terceiro ano vespertino, é uma aluno muito agitado, o seu tempo de concentração é curto e a sua permanência na sala comum também. Devido a vários exames realizados foi expedido um laudo medico onde ficou diagnosticada uma lesão na parte esquerda do cérebro.  Diante do laudo medico a escola e a sala de recurso  buscaram meios para ajudar o aluno  onde este foi encaminhado para atendimento Educacional especializado para  ter um acompanhamento voltado para questão de atenção ,  concentração, participação  e motivação, possibilitando uma melhoria no aprendizado, trabalhando a coordenação motora  fina , uma vez que o aluno tem muita dificuldade com a mão direita e faz uso da esquerda. Precisa desenvolver habilidades para usa-la nas atividades do dia-a- dia. A professora da sala de recurso depois de ter avaliados o grau de dificuldade do Lucas, elaborou um plano de trabalho com objetivo de atender melhor este aluno realizando atividades voltada para jogos , leitura , contos , atividades  de informática despertando a cada dia a vontade de estar participando com atenção e desta forma respeitando algumas regras, como saber a hora de jogar e deixar os colegas também participar das brincadeiras.

         Na sala comum ele tem só o acompanhamento da professora da sala comum. Ele  gosta do ambiente escolar e dos amigos que tem na escola. Apesar de ter grande dificuldade para se movimentar ele gosta de brincar de pega- pega, onde muita vez acaba caindo e seus amigos o levantam, ele também gosta de brincadeira com jogos onde há disputa, ele  sempre quer ganhar quando isso não acontece ele fica muito agitado e acaba agredindo os colegas. As atividades que são oferecidas pela professora nem sempre realiza, só faz se tiver algo para trocar com ele, esta letrado e escreve  com dificuldades, apenas sílabas simples. Quando é dado a ele atividades com um grau de dificuldade ele não  faz , porque quando ele tem que falar , como tem dificuldade na fala ele acaba se isolando, só para não fazer as atividades pois para brincar ele fala e os colegas se entendem .Diante das dificuldades a professora busca meios alternativos para ajudar o Lucas nas atividades oferendo material como: bloco logico,  o jogo do dado seguido da escrita das palavras e outros para desenvolver  o aprendizado. O Lucas é atendido na APAE desde a pré-escola, faz atividades com a fonoaudióloga, faz terapia ocupacional e também é atendido pelos médicos clínicos e outras especialidades  porque toma diversos medicamentos. Os atendimentos são feitos no período matutino, horário contrario ao da aula de sala comum. O  aluno também gosta de jogar capoeira e lutar judô. A família do aluno, vó e suas irmãs, estão sempre presentes em todas as atividades que são solicitadas buscando o bem estar do Lucas e também respeitando as leis que é de direito.

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